Codecs no openSUSE


Problemas com codecs no openSUSE? Resolva-os com essa dica!

Autor: Fábio Farias

Para instalar os codecs básicos para o openSUSE, siga os passos abaixo:

# zypper ar http://opensuse-guide.org/repo/12.1/ libdvdcss
# zypper ar http://packman.inode.at/suse/12.1/ packman

Note que há um espaço entre 12.1/ e o nome do repositório.

Feito isso, execute…

# zypper in libdvdcss2 libxine1-codecs ffmpeg lame gstreamer-0_10-ffmpeg gstreamer-0_10-plugins-bad gstreamer-0_10 plugins-ugly gstreamer-0_10-plugins-ugly-orig-addon w32codes-all mplayer gmplayer gstreamer-0_10-plugins-good libxine1 libdvdplay0 libdvdread4 libdvdnav4 libmad0 sox libxvidcore4 xvidcore libavcodec52 libavdevice52 libvlccore4  libvlc5 pullin-flash-player flash-player gstreamer-0_10-fluendo-mp3 gstreamer-0_10-fluendo-mpegdemux gstreamer-0_10 fluendo-mpegmux gstreamer-0_10-plugins-base gstreamer-0_10-plugins-good-extra libquicktime0 vlc

Pronto!

Você estará apto a executar os mais variados tipos de sons e vídeos no seu openSUSE.

Anúncios
Codecs no openSUSE

4 comentários sobre “Codecs no openSUSE

  1. Codecs. É a primeira coisa que instalo em meu sistema. Esse pessoal, tanto do OpenSUSE, quanto do fedora e outras distros deveriam criar um metapacote para instalar eles sem ter de lembrar tantos nomes, tu não acha?

    Curtir

  2. Vocês nem sofrem tanto porque usam basicamente uma só distro e eu que uso Debian, Arch, Slackware, às vezes Fedora e agora openSUSE? se não fosse o Fábio estava perdido.Não sei porque não sou muito chegado ou tenho tempo de ler documentação de distros, mas acho que indicar o que fazer na documentação não custava nada, o Fedora acho que tem algo parecido, no Arch também, no openSUSE não sei e no Debian e Slackwares os usuários que se lasquem pesquisando! rsrsrs* às vezes um tal de liblame0 faz uma falta! kkkk

    Curtir

  3. Elder.No openSUSE até existe uma forma bem simples de instalar codecs. O recurso 1-click-install. Mas tal recurso só está disponível para usuários do Kde e Gnome. Basta clicar em um arquivo disponível nessa página http://opensuse-community.org/Restricted_formats/12.1 (com a extensão .ymp) e seguir com os cliques de confirmação para instalar os codecs. Simples e fácil. A dica acima foi um pouco mais completa e geral. Qualquer usuário do openSUSE pode usá-la, independente da interface usada.Só mais uma informação: o 1-click-install serve para instalar programas também.Abraços e obrigado pelo comentário amigo!

    Curtir

  4. EdinaldoDe fato, até hoje a distro que mais usei foi o openSUSE e um pouco do Debian naquela época que você me ajudou. Não faço nem idéia de como seja essa questão dos codecs em outras distros fora Ubuntu, Mint e Fedora. Quanto a indicar o que fazer na documentação sou totalmente a favor. O openSUSE até tem uma paǵina sobre isso mas está em inglês:http://en.opensuse.org/Concepts_multimediaObrigado pelos comentários.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s