Resolvendo o problema do NaN exibido nas taxas de download do Chromium


O navegador Chromium tem apresentado um problema bastante incômodo em alguns idiomas. Toda vez que o usuário faz o download de um arquivo por ele, a barra de download mostra um NaN (Not a Number – Não é um número) no lugar da taxa de download e dos outros campos.

Autor: Elder Marco.

Isto também irá ocorrer se você tentar visualizar todos os downloads que estiverem sendo feitos. Chato! Mas a solução pra esse problema é muito simples…

Ele reside no fato de que o Chromium não está consegue lidar com números que tem a vírgula como separador decimal, como é o caso do Brasil. Isto é um bug, mas se você passar a utilizar o navegador em inglês, o problema irá desaparecer “misteriosamente”.

Experimente usar:

$ LANG=en_US chromium-browser

(note que há um underline ‘_’ entre o en e o US, não um espaço).

Mas acredito que o seu interesse é em continuar com o Chromium no conforto de seu idioma nativo, não é mesmo? Pois eu tenho boas notícias pra você! É possível alterar o separador decimal no sistema sem ter que mudar o seu idioma. Para que isso ocorra, devemos alterar o conteúdo da variável LC_NUMERIC para POSIX. Abra o arquivo /etc/environment com o seu editor de textos predileto e adicione a linha abaixo nele:

LC_NUMERIC="POSIX"

Note que há um underline ‘_’ entre o LC e o NUMERIC, não um espaço).

Pronto, agora salve-o e reinicie o seu sistema para que essa variável possa ser exportada corretamente. Após isso, tente fazer o download de um arquivo com o Chromium e você irá perceber que está tudo OK.

Até a próxima!

Anúncios
Resolvendo o problema do NaN exibido nas taxas de download do Chromium

4 comentários sobre “Resolvendo o problema do NaN exibido nas taxas de download do Chromium

  1. Eu cheguei a ver que alguns sistemas não tem apresentado este problema. Isto pode estar ligado a alguma versão do Chromium que não tem problemas quanto a isso ou o empacotador aplicou algum patch antes de compilar e empacotar ele.Esse tipo de bug irá afetar qualquer software com suporte a internacionalização que não lide direta ou indiretamente com as variações que ocorrem entre um idioma e outro. Mas é muito raro acontecer isso. De fato, só vi isso acontecer no Chromium até o momento. Este bug já foi registrado contra o Chromium em 2010 e resolvido, mas por algum motivo resolveu voltar..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s