Se existe uma distro onde frescuras não ganham espaço essa é o Slackware.
Partindo do princípio que a preocupação é disponibilizar apenas e tão somente um sistema ágil, estável e confiável, se o usuário não inventar nada mais será preciso, apenas:
# slackpkg update # slackpkg upgrade-all # slackpkg install-new # slackpkg clean-system
E podem passar-se anos!
Eu que costumo passear por pavimentos às vezes não tão sólidos, não posso deixar de salientar essa grandeza de espírito de uma distro como essa, meu parabéns ao grande Slack!
Falando nisso…
Se possível leiam a matéria do link abaixo e que trata da opinião de Patrick Volkerding sobre a adoção do systemd no Slackware:
Slackware: Is Systemd Inevitable?
Tradução livre e baseada no Google Tradutor:
“… Quanto systemd, eu gosto da idéia de um tempo de inicialização mais rápido (obviamente), mas eu também gosto de controlar a inicialização do sistema com shell scripts que podem ser lidos, e eu estou supondo que é o que a maioria dos usuários do Slackware também prefere. Eu não passo o dia todo a reiniciar minha máquina…. “
Simplesmente KISS!
Grandes vantagens do Slackware Current. Robusto firme como rocha! Rápido e limpo! Simples e completo! Além de ser Rolling Release! Acho que foi a Rolling mais estável que eu já mexi…
CurtirCurtir
De fato isso é verdade, pois o Arch Linux tem muita novidade pro meu gosto.
O Slackware se seguir o tradicional feijão-com-arroz, ou seja, aplicativos nativos do sistema, entre eles os do ambiente gráfico, nada mais é preciso. O problema é que metade dos meus aplicativos são obtidos e instalados de fora dos repos oficiais! rssr
CurtirCurtir
O Slackware é uma das melhores distros existentes. Eu por exemplo uso principalmente o KDE, no meu caso preciso de poucos aplicativos extra. Quando o assunto é estabilidade Debian e Slackware são incomparáveis.
CurtirCurtir
Acho que é no Slackware e no Arch Linux que o KDE tem o melhor desempenho.
CurtirCurtir
Usei um tempo o Chakra Linux e como Filho do Arch que fugiu do ninho adorei o desempenho e leveza dele! Rodava aqui no meu notebook pré-histórico como se fosse um Hardware decente!
CurtirCurtir
Taí, o Chakra realmente também é de um desempenho espetacular, o problema é que evito usar KDE ou Gnome, embora em meus *Box sempre tem coisa deles! rs
CurtirCurtir
Eu estou usando Mate Desktop aqui no meu Debian Testing e está bem fenomenal. Vou trazer um Core2Duo pra casa daqui alguns dias e pretendo Instalar o #! e usar suas dicas para personalizar o menu com ícones… Nessa maquina eu não quero frufruzice eu quero algo rápido e que funcione!
CurtirCurtir
Dessa vez estou com um Debian mínimo, somente OpenBox e FluxBox, meus pacotes do xorg são irrisórios, apenas o base e o xserver-xorg-video-nouveau no início, até eu instalar os drivers Nvidia, veja a lista em:
http://pastebin.com/42HANbUH
Ontem testei o novo #! no VirtualBox e a qualidade é a mesma de sempre!
CurtirCurtir
Sempre perfeito! Por isso é uma das minhas distros mais usadas! Simples, minimo, rápido e eficaz!
CurtirCurtir
Estou aqui com o Debian KDE, fiz a instalação miníma e depois fui colocando pacote por pacote, o desempenho é muito bom. Depois instalei o e4rat para acelerar aplicações no X. Gosto muito do Debian e do Slack pela ausência de burocracia. Até o sistema de empacotamento dessas distros é simples, hoje por exemplo empacotei, por questões de comodidade, o screenfetch e o youtube-dl para Debian facilmente, sem burocracia.
CurtirCurtir
Olá. Existe a possibilidade de instalar o slackware sem o KDE e sim o LXDE no momento da instalação?
CurtirCurtir
Instale ele desmarcando as categorias KDE e KDEI e se quiser o XFCE na categoria XAP, se tem dúvidas veja as imagens em:
https://gnutwoall.wordpress.com/2012/08/27/instalacao-do-slackware-current/
Depois instakle o LXDE conforme essa dica:
https://gnutwoall.wordpress.com/2012/10/07/lxde-no-slackware-current/
Um abraço.
CurtirCurtir
La vem o Newbie novamente pedir besteiras! Amigo, você poderia quando melhor fazer um tutorial de uso do Slackbuilds?
Estou me aventurando no Slackware agora e nem sei por onde começo…
CurtirCurtir
O próprio @lcavalheiro tem uma dica muito boa no VOL, veja em:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Slackware-Duas-formas-de-preguicoso-de-usar-o-SlackBuilds/
E eu tratei de algumas coisas nessa mini-dica:
http://gnutwoall.wordpress.com/2013/06/03/openbox-no-slackware-1a-parte/
CurtirCurtir
Muito obrigado! 😀
CurtirCurtir
No entanto, Slackware é tão versátil, que se você quiser, coloca KDE e enche de firulas! rsrs testei Slackware, só não uso porque minha predileção por arquitetura Gentoo é muito grande.
CurtirCurtir
Sim, é verdade!
CurtirCurtir