Essa dica mostra como habilitar o sistema Rolling Release no openSUSE. Eu já havia postado antes uma dica sobre como habilitar isso mas na época esse proposta de tornar o openSUSE Rolling Release ainda era experimental. Houveram portanto mudanças e essas mudanças estão transcritas na dica abaixo.
Autor: Fábio Farias
Contribuição: edps
O que é o Tumbleweed?
Recentemente o openSUSE lançou uma forma de manter seu sistema atualizado sem a necessidade de ter que frequentemente instalar uma nova versão. Muitas distros disponibilizam versões Rolling Release, no entanto, no openSUSE a forma como os pacotes são disponibilizados é um pouco diferente, pois o sistema visa a manutenção da estabilidade. A descrição contida no wiki do projeto openSUSE é o que melhor descreve o Tumbleweed:
O projeto Tumbleweed visa propiciar versões de atualizações evolutivas do openSUSE contendo as últimas versões estáveis ao invés de observar ciclos de lançamentos periódicos rígidos. O projeto faz isto para os usuários que desejam os software mais recentes, porém estáveis.
Mas isso já não é possível usando-se o repositório Factory, onde é construído o openSUSE?
A diferença entre Tumbleweed e Factory está em que a versão Factory é novíssima, muitas vezes experimental, e não um software estabilizado ainda, e que necessita de mais trabalho para melhorar a usabilidade. Já no Tumbleweed somente pacotes estáveis são aceitos.
Dessa forma o openSUSE torna-se Rolling Release mas com o risco mínimo de ter o sistema “quebrado” devido a instabilidade desses pacotes obtidos em uma atualização.
Principais usos.
* Usuários que não gostam de trocar frequentemente de versão;
* Usuários que gostam de ter tudo atualizado mas sem correr o risco de “quebrar” o sistema; e
* Servidores que contenham o sistema instalado podem ser atualizados também usando-se desse recurso pois evita a necessidade de adição de muitos repositórios para manter o sistema atualizado. Prolonga-se a vida útil da distro e evita repetidas instalações em períodos curtos de tempo.
Restrições
A única restrição é para os usuários de drivers de vídeo proprietários, como também bem descreve a página do wiki citada acima:
Devido ao kernel do Linux ser atualizado muito frequentemente, os usuários que dependem de drivers gráficos proprietários não devem usar o repositório Tumbleweed, salvo se estiverem familiarizados com a atualização desses drivers a partir do fonte, fazendo isto por conta própria.
A informação é válida também para quem usa softwares como Virtualbox e Wmware uma vez que os módulos necessários para o Kernel não estejam disponíveis na mesma velocidade que o Kernel é atualizado via Tumbleweed. Se não souber como compilar esses módulos manualmente, não use o Tumbleweed nesse caso.
Como usar?
Depois de dar uma pequena explicação do que é e para que serve o Tumbleweed veremos como ativá-lo. Aqui vou usar o exemplo de como habilitá-lo no openSUSE 12.3, a versão atual. Para versões futuras, basta mudar o número correspondente à versão.
Antes de iniciar certifique-se que seu sistema encontra-se atualizado com os mais recentes pacotes, usando para isso, o sistema tradicional de atualizações do openSUSE. Na dúvida, abra o YaST e atualize o sistema, ou execute em um terminal:
# zypper up
As ações abaixo podem ser feitas no YaST ou via Terminal (com o zypper). Apresentarei aqui apenas a forma pelo terminal uma vez que no YaST é muito simples de se fazer.
Remova as versões específicas dos repositórios do openSUSE 12.3.
# zypper rr http://download.opensuse.org/distribution/12.3/repo/oss # zypper rr http://download.opensuse.org/distribution/12.3/repo/non-oss # zypper rr http://download.opensuse.org/update/12.3 # zypper rr http://download.opensuse.org/update/12.3-non-oss
Se você tiver repositórios de terceiros, deverá removê-los também. Basta seguir o mesmo procedimento acima trocando apenas a URL.
Adicione os seguintes repositórios:
# zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Tumbleweed/standard/ Tumbleweed # zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/distribution/openSUSE-current/repo/oss openSUSE_Current_OSS # zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/distribution/openSUSE-current/repo/non-oss openSUSE_Current_non-OSS # zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/update/openSUSE-current openSUSE_Current_updates # zypper ar --refresh http://packman.inode.at/suse/openSUSE_Tumbleweed Packman_Tumbleweed
Note que há um espaço entre o fim de cada URL e o nome do repositório e que o único repositório externo adicionado foi o do Packman que mantém um repositório específico para Tumbleweed. Esse é importante manter para garantir que os codecs e os aplicativos de multimidia estarão disponíveis em suas versões Rolling Release também!
Com os repositórios configurados vamos alterar agora o fornecedor padrão de software no openSUSE para o fornecedor Tumbleweed. Isto é feito criando um arquivo chamado Tumbleweed.conf no diretório /etc/zypp/vendors.d/ com o seguinte conteúdo:
[Main] vendors = suse,opensuse,obs://build.opensuse.org/openSUSE:Tumbleweed
Uma vez configurado o sistema, vamos obter as atualizações disponibilizadas executando o seguinte comando:
# zypper dup
Pronto!

O sistema está atualizado com os pacotes que foram disponibilizados até então para esta versão. Rode periodicamente o comando acima ou use o YaST para verificar e obter novas atualizações, conforme elas vão sendo lançadas.
Obrigado pelo retorno dessa dica, em breve farei os testes na VM que tenho aqui, e se der dou um reload no artigo acrescentando umas imagens do processo.
Um abraço.
CurtirCurtir
Ok Edinaldo!
Obrigado!
Abraços!
CurtirCurtir
Artigo atualizado, foram adicionadas todas as imagens dos passos abordados aqui.
CurtirCurtir
Muito obrigado Edinaldo!
Abraço!
CurtirCurtir
Valeu amigo.
CurtirCurtir