Tumbleweed, o openSUSE Rolling Release!


Essa dica mostra como habilitar o sistema Rolling Release no openSUSE. Eu já havia postado antes uma dica sobre como habilitar isso mas na época esse proposta de tornar o openSUSE Rolling Release ainda era experimental. Houveram portanto mudanças e essas mudanças estão transcritas na dica abaixo.

Autor: Fábio Farias

Contribuição: edps

O que é o Tumbleweed?

Recentemente o openSUSE lançou uma forma de manter seu sistema atualizado sem a necessidade de ter que frequentemente instalar uma nova versão. Muitas distros disponibilizam versões Rolling Release, no entanto, no openSUSE a forma como os pacotes são disponibilizados é um pouco diferente, pois o sistema visa a manutenção da estabilidade. A descrição contida no wiki do projeto openSUSE é o que melhor descreve o Tumbleweed:

O projeto Tumbleweed visa propiciar versões de atualizações evolutivas do openSUSE contendo as últimas versões estáveis ao invés de observar ciclos de lançamentos periódicos rígidos. O projeto faz isto para os usuários que desejam os software mais recentes, porém estáveis.

Mas isso já não é possível usando-se o repositório Factory, onde é construído o openSUSE?

A diferença entre Tumbleweed e Factory está em que a versão Factory é novíssima, muitas vezes experimental, e não um software estabilizado ainda, e que necessita de mais trabalho para melhorar a usabilidade. Já no Tumbleweed somente pacotes estáveis são aceitos.

Dessa forma o openSUSE torna-se Rolling Release mas com o risco mínimo de ter o sistema “quebrado” devido a instabilidade desses pacotes obtidos em uma atualização.

Principais usos.

* Usuários que não gostam de trocar frequentemente de versão;

* Usuários que gostam de ter tudo atualizado mas sem correr o risco de “quebrar” o sistema; e

* Servidores que contenham o sistema instalado podem ser atualizados também usando-se desse recurso pois evita a necessidade de adição de muitos repositórios para manter o sistema atualizado. Prolonga-se a vida útil da distro e evita repetidas instalações em períodos curtos de tempo.

Restrições

A única restrição é para os usuários de drivers de vídeo proprietários, como também bem descreve a página do wiki citada acima:

Devido ao kernel do Linux ser atualizado muito frequentemente, os usuários que dependem de drivers gráficos proprietários não devem usar o repositório Tumbleweed, salvo se estiverem familiarizados com a atualização desses drivers a partir do fonte, fazendo isto por conta própria.

A informação é válida também para quem usa softwares como Virtualbox e Wmware uma vez que os módulos necessários para o Kernel não estejam disponíveis na mesma velocidade que o Kernel é atualizado via Tumbleweed. Se não souber como compilar esses módulos manualmente, não use o Tumbleweed nesse caso.

Como usar?

Depois de dar uma pequena explicação do que é e para que serve o Tumbleweed veremos como ativá-lo. Aqui vou usar o exemplo de como habilitá-lo no openSUSE 12.3, a versão atual. Para versões futuras, basta mudar o número correspondente à versão.

Antes de iniciar certifique-se que seu sistema encontra-se atualizado com os mais recentes pacotes, usando para isso, o sistema tradicional de atualizações do openSUSE. Na dúvida, abra o YaST e atualize o sistema, ou execute em um terminal:

# zypper up

001-upgrade001

002-upgrade002

As ações abaixo podem ser feitas no YaST ou via Terminal (com o zypper). Apresentarei aqui apenas a forma pelo terminal uma vez que no YaST é muito simples de se fazer.

Remova as versões específicas dos repositórios do openSUSE 12.3.

# zypper rr http://download.opensuse.org/distribution/12.3/repo/oss
# zypper rr http://download.opensuse.org/distribution/12.3/repo/non-oss
# zypper rr http://download.opensuse.org/update/12.3
# zypper rr http://download.opensuse.org/update/12.3-non-oss

003-remove-repos

Se você tiver repositórios de terceiros, deverá removê-los também. Basta seguir o mesmo procedimento acima trocando apenas a URL.

Adicione os seguintes repositórios:

# zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Tumbleweed/standard/ Tumbleweed
# zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/distribution/openSUSE-current/repo/oss openSUSE_Current_OSS
# zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/distribution/openSUSE-current/repo/non-oss openSUSE_Current_non-OSS
# zypper ar --refresh http://download.opensuse.org/update/openSUSE-current openSUSE_Current_updates
# zypper ar --refresh http://packman.inode.at/suse/openSUSE_Tumbleweed Packman_Tumbleweed

004-add-repos

Note que há um espaço entre o fim de cada URL e o nome do repositório e que o único repositório externo adicionado foi o do Packman que mantém um repositório específico para Tumbleweed. Esse é importante manter para garantir que os codecs e os aplicativos de multimidia estarão disponíveis em suas versões Rolling Release também!

Com os repositórios configurados vamos alterar agora o fornecedor padrão de software no openSUSE para  o fornecedor  Tumbleweed. Isto é feito criando um arquivo chamado Tumbleweed.conf no diretório /etc/zypp/vendors.d/ com o seguinte conteúdo:

[Main]

vendors = suse,opensuse,obs://build.opensuse.org/openSUSE:Tumbleweed

005-conf

Uma vez configurado o sistema, vamos obter as atualizações disponibilizadas executando o seguinte comando:

# zypper dup

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pronto!

openSUSE atualizado!
openSUSE atualizado!

O sistema está atualizado com os pacotes que foram disponibilizados até então para esta versão. Rode periodicamente o comando acima ou use o YaST para verificar e obter novas atualizações, conforme elas vão sendo lançadas.

Anúncios
Tumbleweed, o openSUSE Rolling Release!

5 comentários sobre “Tumbleweed, o openSUSE Rolling Release!

  1. edps disse:

    Obrigado pelo retorno dessa dica, em breve farei os testes na VM que tenho aqui, e se der dou um reload no artigo acrescentando umas imagens do processo.

    Um abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s