Arch Linux: LibreOffice mínimo


Segue aqui um exemplo para instalação mínima do LibreOffice no Arch Linux.

A instalação completa.

Geralmente fazemos assim:

$ sudo pacman -Syy
$ sudo pacman -S libreoffice libreoffice-pt-BR

libreoffice-full-1

libreoffice-full-2

A instalação mínima.

Mas… além de usar OpenBox, gosto de ter um sistema enxuto, por isso optei por instalar somente o necessário (e de verdade nem preciso do impress ou do draw), mas segue:

$ sudo pacman -S libreoffice-pt-BR libreoffice-calc libreoffice-writer libreoffice-impress libreoffice-draw libreoffice-gnome libreoffice-extension-presentation-minimizer

* se usa KDE, troque libreoffice-gnome por libreoffice-kde4.

libreoffice-kde4
libreoffice-minimal-1

libreoffice-minimal-2

libreoffice-minimal-3

Além do fato da economia no download de pacotes, ou seja, de 148MB para somente 89MB, instala-se somente o necessário!

Arch Linux: LibreOffice mínimo

3 comentários sobre “Arch Linux: LibreOffice mínimo

  1. Pelo visto os pacotes seguem praticamente o mesmo nome para nosso querido Debian! 😀
    Vou tentar usando um “–no-install-recommends” no final! Obrigado pela dica! Só por curiosidade caro Edps, quais são as distros Linux que usa atualmente? E quais você considera melhor pra cada função? Obrigado novamente!

    Curtir

    1. edps disse:

      A que eu uso é o Debian, as outras são alternativas: Slackware, Arch Linux, Fedora, Xubuntu e tenho uma instalação antiga do Squeeze.

      O Debian me atende em todas as necessidades, enquanto que usar distros extras facilita essa questão de ter um blog e não ficar preso à um só assunto.

      Mas resumindo, a distro que menos me irrita é o Debian! todas as outras tem suas particularidades (ou mum português bem claro: frescuras):

      Slackware: embora estável, se usa coisas extras; a necessidade de estar sempre correndo atrás de alguma coisa (lib) rs
      Arch Linux: atualizações e novidades em demasia;
      Fedora e X(u)buntu: releases de 6 em 6 meses.

      Tirando o Debian, o Slackware atende bem minhas necessidades desde que eu fique preso ao uso restrito dos pacotes de sua árvore oficial (e uso o Slack Current).

      O Arch Linux embora seja fácil administrar, de vez em quando tem esses problemas nas atualizações completas, então não o recomendo para quem não sabe se virar.

      O Fedora (e todas as distros RPM-like) para mim tem um quê de: não fede nem cheira! rs, ou num breve resumo é um sistema: insosso.

      Já os *Buntus tem a enorme facilidade de se instalar tudo! graças ao excessivo número de PPAs, mas acho o apt-get nele muito lento, e o sistema bem mais pesado que Debian Arch Linux ou Slackware.

      Não houvesse o Debian poderia usar tranquilamente qualquer uma delas.

      Já o Gentoo ou os BSDs não me agradm por serem source-based, dia desses acabara de instalar o FreeeBSD e na hora da compilação do Xorg houve um pico de luz e perdi todo o trabalho! ou seja, é osso! se não tem uma net confiável não dá para usar distros de compilação, e olha que usava o Arch Linux com suas homéricas atualizações baixando a 16Kbps!

      Curtir

      1. Compreendo bem do que você fala, Edps! O Debian para mim é um porto seguro, a distro mais interessante que já usei e uso! Na verdade me empenho praticamente nela quando me imponho aprendizado em Linux, tenho Debian no Servidor da Empresa que trabalho, Debian em meu Notebook, no meu Desktop e em meus futuros computadores só consigo pensar em Debian para instalar!

        Adorava o Ubuntu na época do 10.10, onde via um sistema ágil, leve e estável para o Hardware que tenho, com a evolução do Ubuntu me vi órfão dessa distro, tomando um caminho diferente do que eu desejava seguir, conheci o Debian de verdade assim, e até hoje, uso e recomendo fortemente a mesma!

        O Ubuntu mesmo eu voltando a dar uma chance de tempos em tempos assim como outras distros (Já usei Slack, Sabayon, Arch e Fedora) mas sempre acabo vendo que o Debian é verdadeiramente minha praia!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s