How-To :: compartilhando pastas de cache entre sbopkg e sbotools


É isso aí, veremos agora como compartilhar a pasta de cache do SlackBuilds e a de sources baixados entre os programas sbopkg e sbotools.

Explicando

Pensando em re-empacotar todos os SlackBuilds que tenho aqui para o formato .txz conforme a dica anterior, andei reparando em meu sistema de arquivos que o sbopkg mantém o cache de scripts (repositório) do Slackbuilds em /var/lib/sbopkg/SBo/14.1 e o de cache de sources em /var/cache/sbopkg, enquanto que o sbotools mantém o cache de scripts (repositório) do SlackBuilds em /usr/sbo e o cache de sources de programas em /usr/sbo/distfiles, pensando aqui com meus botões:

* se a origem da pasta de scripts (repositório) do SlackBuilds são as mesmas tanto no sbopkg quanto no sbotools porque não utilizar uma só?

** se a pasta de cache de sources de programas são diferentes, porque também não utilizar uma só?

da forma manual.

Eis o que eu fiz manualmente:

$ sudo mv -v /usr/sbo /usr/sbo-backup
$ sudo ln -s /var/lib/sbopkg/SBo/14.1 /usr/sbo
$ sudo sbopkg -r
$ sudo sbocheck
$ sudo ln -s /var/cache/sbopkg /usr/sbo/distfiles
modificação das pastas...
modificação das pastas…
sincronização de repos e instalação do galculator
sincronização de repos e instalação do galculator

Ou seja, movi a pasta /usr/sbo para /usr/sbo-backup, criei o link simbólico /usr/sbo apontando para /var/lib/sbopkg/SBo/14.1, sincronizei o repositório do SlackBuilds pelos 2 programas e criei o link simbólico /usr/sbo/distfiles apontando para a pasta de cache de sources de programas do sbopkg em /var/cache/sbopkg.

Abaixo vemos a instalação dos programas galculator e gpicview, além de uma nova sincronização de repos via sbotools e sbopkg e o re-empacotamento do navegador opera para o formato .txz.

nas confs dos programas

Não querendo modificar as coisas via linha de comando, você pode especificar os caminhos no sbopkg através do arquivo /etc/sbopkg/sbopkg.conf precisamente nas linhas: SRCDIR=${SRCDIR:-/var/cache/sbopkg} e REPO_ROOT=${REPO_ROOT:-/var/lib/sbopkg}. Já no sbotools cês terão que dar uma lidinha na manpage abaixo:

$ man sbotools.conf

Porque embora a manpage diga que o arquivo de configuração existe em /etc/sbotools/sbotools.conf pelo menos em meu caso (não). Talvez seja necessário criá-lo e especificar o caminho desejado na linha: SBO_HOME=.

Isto é apenas uma solução que encontrei para não ficar baixando os mesmos dados por 2 programas diferentes e manter o disco rígido mais limpo! isto não é uma regra, nem está descrito em lugar nenhum.

IntÉ!

Anúncios
How-To :: compartilhando pastas de cache entre sbopkg e sbotools

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s