No presente artigo veremos como adicionar o efeito de Tiling Window no OpenBox, algo nativo em alguns WMs como os ótimos awesome e i3.

Pra começo de conversa cabe informar que o OpenBox oferece algo parecido mas mínimo se comparado ao i3, para tal basta que você acrescente as linhas abaixo em seu arquivo ~/.config/openbox/rc.xml:
</keybind> <!-- A bit of tiling --> <keybind key="W-Right"> <action name="GrowToEdgeEast"/> </keybind> <keybind key="W-Left"> <action name="GrowToEdgeWest"/> </keybind> <keybind key="W-Down"> <action name="GrowToEdgeSouth"/> </keybind> <keybind key="W-Up"> <action name="GrowToEdgeNorth"/> </keybind>
Isto foi descrito pelo responsável pelo que considero a bíblia do OpenBox:
Ou expandir mais um pouco usando uma feature do CrunchBang:
<!-- Ref: https://github.com/corenominal/cb-wmhacks --> <keybind key="W-A-Left"> <action name="Execute"> <command>cb-aerosnap --left</command> </action> </keybind> <keybind key="W-A-Right"> <action name="Execute"> <command>cb-aerosnap --right</command> </action> </keybind> <!-- Ref: https://github.com/corenominal/cb-wmhacks -->
Descrito por mim como complemento a uma dica do VOL:
Pytyle
Tendo visto o que pode ser feito nativamente (ou expandindo até), veremos agora como deixar mais completo seu OpenBox de modo a usufruir o que de melhor oferecem os Tiling Window Managers, para tal usaremos o programa pytyle, o qual em qualquer distro instala-se assim.
$ wget http://downloads.sourceforge.net/project/pytyle/pytyle-0.7.5.tar.gz $ tar xf pytyle-0.7.5.tar.gz $ cd pytyle-0.7.5/ $ sudo python setup.py install
Demais distros.
Pro caso do Slackware informo que o pacote é compatível apenas com a release Current, testei o mesmo no Slack 14.1 porém não funciona, assim sendo: não poderei enviá-lo ao SlackBuilds.
Nesse caso, usuários do Slackware Current poderão empacotá-lo se assim desejarem, segue o link da pasta no DropBox (inclui o source e o pacote pronto para i486):
Para o caso de distros Debian-based, no link abaixo estão disponíveis diversos pacotes para diferentes versões de Debian ou Ubuntu, bem como o método de adição do repositório:
Utilização.
Após tê-lo instalado bastará executar pytyle que os efeitos já estarão ativos, e se for de seu interesse modifique as combinações de teclas em ~/.config/pytyle/pytylerc, a tecla base é o ALT seguida de uma letra específica, as mais usadas: Alt+a, Alt+c, Alt+z, Alt+u, Alt+h, Alt+l, Alt+j, Alt+k, Alt+Shift+c (fecha janela), enfim, basta ler o conteúdo do arquivo que cê entenderá!
E de modo que não seja necessário executar o programa manualmente, adicione-ao ao arquivo de inicialização do OpenBox, para quem não o conhece é o ~/.config/openbox/autostart, o qual demonstrarei meu exemplo abaixo (o que uso no Slackware):
## Desktop Wallpaper. nitrogen --restore & ## Numlockx. numlockx & ## Compton. compton -cC & ## Tint2. tint2 -c ~/.config/tint2/tint2rc-default & ## Volume Control for Systray. volumeicon & ## Skippy-XD. skippy-xd --start-daemon & ## Pytyle. pytyle & ## Conky. conky -c ~/.conky/.conkyrc & ## Wicd Network Manager. wicd-gtk --tray & ## rTorrent. sakura -x rtorrent-color & ## MOC Player. sakura -x mocp -m ~/Música & ## Power Management. xfce4-power-manager &
Mas se quiser que o OpenBox comporte-se como o i3|awesome e similares, ou seja, sem decoração de janelas, basta editar o arquivo ~/.config/pytyle/pytylerc e modificar a linha:
'decorations': True,
Para:
'decorations': False,
E pronto! vejam como fica:

IntÉ!
Obrigado pelas dicas!
CurtirCurtir
Slackware é Slackware! Ficou foda esse shot ae!!
CurtirCurtir
Thanks!
CurtirCurtir
Excelente! Vou testar agora o “pytyle”. Obrigado!
CurtirCurtir