Screenshot :: Devuan (em instalação real)


… e enfim se desfez minha única dúvida quanto ao Devuan, isto é, se o sistema estaria funcional para um desktop numa instalação real (por exemplo: montagem de dispositivos USB).

Devuan com kernel 4.2.0 + MATE Desktop (e sem systemd, pulseaudio ou network-manager)
Devuan com kernel 4.2.0 + MATE Desktop (e sem systemd, pulseaudio ou network-manager)

Basicamente segui meu How-To :: do Debian Wheezy para o Devuan e de diferente apenas criei alguns arquivos em /etc/apt/preferences.d, de modo a não instalar sob nenhuma hipótese os 3 demônios. Dito isto, o artigo será atualizado com esses passos e talvez as imagens gravadas via smartphone (que devem estar uma boa b*st4.

Complementando esta informação deveras importante aos amantes do velho Debian e que nutrem aquele sentimento bastante especial (falo do ódio) kkkk pelo systemd, pulseaudio e network-manager, desta vez usei o MATE Desktop (alsa-base, alsa-utils, lightdm, mate-desktop-environment-extras, mate-media, task-brazilian-portuguese, task-brazilian-portuguese) mas poderia usar as tarefas (task-mate-desktop, task-brazilian-portuguese, task-brazilian-portuguese), que instala bastante coisa (in)úteis rsrs

E para terminar esta estorinha de sexta, aproveitei para instalar os drivers Nvidia (nvidia-driver, nvidia-xconfig) e os -dev necessários (build-essential, dkms) para criar os módulos para o kernel 4.2.0-0 do Jessie Backports (linux-image-686-pae, linux-headers-686-pae).

leve, rápido, enxuto, funcional e sem intrusos! rsrs
leve, rápido, enxuto, funcional e sem intrusos! rsrs

IntÉ!

Anúncios
Screenshot :: Devuan (em instalação real)

10 comentários sobre “Screenshot :: Devuan (em instalação real)

    1. Na minha opinião (apesar do GTK3) é o Wheezy, pois foi o 1º Debian onde não se precisa correr atrás de codecs, também nessa época o Backports tornou-se oficial.

      O Devuan é que um fork do Debian e pretende-se ter os equivalentes às releases stable, testing e unstable (sem o systemd), o pulseaudio e o network-manager eu pus por minha conta.

      Curtir

  1. Saudações … numa instalação real usei o pacote .deb que transforma o debian em um devuan … tudo normal … uníco detalhe: o libsystemd continua mesmo no devuan.

    Ao remove-lo, ferrou.

    Então pergunto: qual a vantagem de trocar o sistema, se a lib do systemd continua instalada e necessária?

    Curtir

  2. libsystemd0 não é o init systemd, assim como libpulse0 não é o servidor de som pulseaudio, simplesmente não tem como rodar o Debian Jessie sem a libsystemd0! removeu a mesma: metade do sistema vai pro saco… simples assim!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s