Dica :: porque preferir o apt-get em lugar do aptitude


No mundo das Debian-like, existe uma antiga lenda que diz que o aptitude é o melhor frontend para gerenciamento de pacotes no Debian, isto está correto?

Está caso você esteja em 2005! ou usando alguma versão jurássica do Debian, como a Potato, Etch, Sarge, etc, já a muito tempo o velho apt-get (e agora o apt) incorporaram algumas das coisas então presentes apenas no aptitude.

Outra enorme vantagem do apt-get em lugar do aptitude é que o primeiro faz apenas o que é determinado, tipo você executa um:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get dist-upgrade

E ele o faz, se possível!

Já o aptitude tenta ser inteligente e tomar ele mesmo as decisões que acha pertinentes (embora o usuário seja perguntado), por inteligência em gerenciar pacotes (e conflitos entre os mesmos) só conheço o portage!

No exemplo abaixo, vejam que ao executar um aptitude full-upgrade, o mesmo tenta atualizar o único pacote em meu sistema que não faz parte dos repos Debian (e sim do Devuan), ainda daquela transição de um sistema livre do Systemd e por sua vez sugere a instalação dos pacotes do systemd (que estão bloqueados em /etc/apt/preferences.d/*) e a remoção do sysvinit!

Este slideshow necessita de JavaScript.

O velho apt-get, por sua vez, faz apenas o que é solicitado, respeitando inclusive os pacotes bloqueados em /etc/apt/preferences.d:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get dist-upgrade
$ sudo apt list --upgradeable

No último comando o mesmo apenas cita o pacote policykit-1, não sugere ações, limitando-se apenas a sugerir a exibição das versões de pacotes disponíveis:

$ sudo apt list --upgradeable -a

2016-05-29-193057_802x650_scrot

E como diz o velho amigo Jigsaw… make your choice! 🙂

intÈ!

Dica :: porque preferir o apt-get em lugar do aptitude

Deixe um comentário