Autoria de Alberto Federman Neto, albfneto
A – INTRODUÇÃO E HISTÓRICO DO PROBLEMA:
No micro da USP, o Phenon de 8 núcleos, múltiplas Distros, eu estava com problemas no tamanho das partições e uma delas estava irremediavelmente danificada, após a queima da fonte do computador, que foi trocada…
Ocorre que precisei então realocar os linux, regravar um deles etc…, e porisso, precisei copiar, para salvar determinados arquivos.
O micro tinha dois Sabayon, um OpenSUSE velho e um Calculate Linux, também velho.
Vou manter um dos dois Sabayons (o que tem driver de vídeo livre, este, onde escrevo isto) e o outro, partição Raiz danificada, vou reinstalar.
Além disso, vou tirar o Calculate velho e instalar o OpenSUSE Leap 42.2.
Claro está, primeira coisa, não posso perder meus Documentos, Vídeos, Fotos e Configurações etc… e vou mexer nas partições. Então preciso copiar meus arquivos pessoais.
Ocorre que, as partições estavam tão ferradas, que ao copiar meus arquivos para um pendrive, durante a cópia, gastava toda a RAM, usava a Swap, travava a cópia e em seguida, montava o pendrive só leitura e bau-bau,,,, abortava a cópia.
Isso tanto usando o Dolphin em KDE como o Caja, em MATE.
Dá para copiar com comandos, mas quando você tem muitos arquivos e quer selecionar o que copiar, gerenciadores de arquivos são muito práticos.
então elaborei este procedimento, que funcionou e bem rápido…
B. ABRINDO A SESSÃO EM FLUXBOX:
Os meus Sabayons são todos múltiplas interfaces gráficas porque eu gosto. Mas, todos os Sabayon vem com FluxBox instalado por default, e é bem leve.
Como fiz e você pode fazer?
Abra seu Sabayon, na sessão FluxBox.
C. GERENCIADOR DE ARQUIVOS GRÁFICO E COPIANDO:
Espete o pendrive para onde vai copiar seus documentos. Por padrão, o Sabayon o montará em /run/media .
E agora? Você está em FluxBox. Clique na Tela, com o botão direito do mouse e abra um Terminal, exemplo Konsole, ou Xterm….
Agora, para copiar os seus Documentos, ou coisas do /home, abra seu gerenciador de arquivos, usando o comando de terminal, exemplo:
$ dolphin (SE FOR SABAYON KDE) $ thunar (SE FOR SABAYON XFCE) $ caja (SE FOR UM SABAYON MATE)
Se forem coisas de Sistema, por exemplo, eu costumo copiar o /etc porque tem todas as configurações, e o /boot/grub porque tem o GRUB.
Nesses casos, de arquivos de sistema, precisará abrir com Sudo gráfico. Use estes comandos (com *sudo e senha de usuário ou *su e senha de Root)
$ kdesudo dolphin (SE FOR SABAYON KDE) $ gksu thunar (SE FOR SABAYON XFCE) $ gksudo caja (SE FOR UM SABAYON MATE)
Isso abrirá o Gerenciador de Arquivos gráfico e como Root.
Agora navegue para o caminho, o local das coisas que quer copiar, exemplo quer copiar o /home/usuário/Desktop/DOCUMENTOS ou o /home/usuário/Downloads; ou o /etc, o /grub/boot etc….
Clique com o botão direito do mouse, “copiar”. Navegue até onde está o caminho do pendrive montado, isto é /run/media/
D. COPIADO:
Eis aqui, no meu pendrive, as minhas cópias, meu backup: “albfneto” são arquivos pessoais, “novosaba” são documentos, vídeos, fotos, que estão na /home do sabayon mais recente, e “velhosaba”, são arquivos que estavam na /home (sempre faço /home separadas) de uma outra partição de sabayon, mas antiga.

Agora vamos ver dentro do “novosaba”,
tem a cópia dos arquivos de configuração, o /etc. e o /grub/boot . Assim qualquer problema, não tenho dificuldade de achar copias do make.conf, ntp.conf, repositories.conf e outros arquivos de configuração modificados que uso no Sabayon.
Veja: Pacotes Baixados, Documentos, cópia do /grub (com grub.cfg) , /home e dentro do /etc , todas a minhas configurações:

Tudo restaurável, caso eu tenha que reinstalar um deles. De fato, vou ter que reinstalar o antigo, porque a partição Raiz está toda corrompida.
Mas fazendo assim, como descreví, não preciso re-editar o make.conf, o ntp.conf, o grub.cfg etc…. etc…
E. RESUMO:
Espete o pendrive, ele monta em /run/media
Aí você abre seu Gerenciador de Arquivos, como usuário (caso vá copiar coisas do /home ou com sudo gráfico, como root (caso vá copiar arquivos de sistema.
Com o botão direito do mouse, vc faz copiar-colar ou arrasta. e Pronto!
Seus arquivos pessoais e o que quiser estão salvos!
Há vários jeitos de fazer esses backups. Eu acho esse jeito bem prático.