E com a troca do meu velho Athlon 64 3000+ por um Intel Core i5 8400, tive que reaprender algumas coisas, como ter que lidar com essas pragas de UEFI e Secure Boot. Fora isso, reinstalei os Slackwares x86_64 e i686, e agora chegou a vez do Gentoo 😉
Diferentemente dos artigos… algumas etapas tive que percorrer para identificar as corretas FLAGS do novo processador (não disponíveis ainda na Wiki), detalhes acerca dos drivers de audio e vídeo, etc.
Para o caso do processador bastaria executar um dos comandos abaixo:
$ cat /proc/cpuinfo ou $ lscpu ou $ grep -m1 -A3 "vendor_id" /proc/cpuinfo
Optei por receber as FLAGS realmente necessárias, o que se obtém com o pacote cpuid2cpuflags (o qual sou o mantenedor no SlackBuilds), logo, estando eu no Slackware:
# sbopkg -i cpuid2cpuflags # cpuid2cpuflags
O resultado obtido foi o seguinte:
CPU_FLAGS_X86: aes avx avx2 f16c fma3 mmx mmxext pclmul popcnt sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3
Como dito, ainda não há menção a este novo processador Intel 8 Geração Coffee Lake na Gentoo Wiki, logo, utilizei a opção que identifica automaticamente a arquitetura de CPU:
CFLAGS="-O2 -pipe -march=native" CXXFLAGS="${CFLAGS}"
Quanto aos drivers de audio e vídeo algumas mudanças, agora não uso mais Nvidia, quase que majoritariamente todos os drivers são Intel, a excessão é o driver de rede que é da RealTek, dito isso, assim ficou a parte referente a drivers:
ALSA_CARDS="hda-intel" INPUT_DEVICES="evdev keyboard mouse" VIDEO_CARDS="intel i965"
E para concluir, agora o meu novo /etc/portage/make.conf turbinado pelos 6 cores do i5 8400 ficou assim:
ACCEPT_KEYWORDS="amd64" ACCEPT_LICENSE="*" CHOST="x86_64-pc-linux-gnu" CFLAGS="-march=native -fomit-frame-pointer -O2 -pipe" CXXFLAGS="${CFLAGS}" MAKEOPTS="-s -j6" EMERGE_DEFAULT_OPTS="--ask --jobs=6 --load-average=6 --autounmask-write=y --with-bdeps=y --quiet-bu$ FEATURES="ccache parallel-fetch parallel-install sandbox" CCACHE_DIR="/var/tmp/ccache" CCACHE_SIZE="5G" AUTOCLEAN="yes" PORTDIR="/usr/portage" DISTDIR="${PORTDIR}/distfiles" PKGDIR="${PORTDIR}/packages" PORTAGE_TMPDIR=/var/tmp PORTAGE_NICENESS=10 PORT_LOGDIR=/var/log/portage PAX_MARKINGS="none" AUTOCLEAN="yes" CPU_FLAGS_X86="aes avx avx2 f16c fma3 mmx mmxext pclmul popcnt sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3" DEFAULT="X -bluetooth -doc -eds -gnome -joystick -kde -llvm -midi -networkmanager -phonon -qt5 -sys$ USE="${CPU_FLAGS_X86} ${DEFAULT}" ALSA_CARDS="hda-intel" INPUT_DEVICES="evdev keyboard mouse" VIDEO_CARDS="intel i965" L10N="pt-BR" GENTOO_MIRRORS="http://gentoo.c3sl.ufpr.br/ \ ftp://gentoo.c3sl.ufpr.br/gentoo/ \ http://distfiles.gentoo.org/ \ rsync://gentoo.c3sl.ufpr.br/gentoo/"
Referências.
Automatic CPU detection by the compiler.
IntÉ!
Isso ai, força da Tapioca!
CurtirCurtir
Bem, pelo menos agora você vai entrar na realidade daqueles que tentam instalar por uma midia netinstall nesse uefi.
Espero que você se anime e pegue uma gtx 1060 e também fazer um netinstall do devuan postando aqui o passo a passo com todas as dicas e macetes.
Essa config é a realidade de muitos users hoje em dia.
CurtirCurtir
Olha rapaz isso vai ser difícil de ocorrer, até fiz a instalação do Devuan, mas a partir do CD1, tenho todas as etapas aqui para criar um how-to de instalação, mas demonstrar via NetInstall não pretendo.
CurtirCurtir
Parabéns pelo post. Estou na eminencia de trocar de pc tb, e se possível vc poderia nos descrever como foi o processo de “contorno” do UEFI e Secure Boot. Parabéns desde já.
CurtirCurtir
Cara, assim que possível devo fazer isso. O que posso dizer é que me bastou teclar F2 para entrar no SETUP da máquina e desabilitar o secure-boot.
Instalei o Grub dos sistemas da forma costumeira, não o modo EFI, como tenho 3 HDs instalaei cada Grub de Slack, Gentoo e Devuan em um deles, assim em caso de problemas tenho alternativas.
Porém, como o WIn 10 está instalado é ele o sistema principal, assim preciso teclar F8 para escolher o sistema no menu de boot.
Pratica segura e sem mexer com a praga do WIndows.
CurtirCurtir
quando você não tem nenhum linux instalado você utiliza cd minimo ou live para instalar ?
CurtirCurtir
Sim, de preferência o SystemRescueCD que é um Gentoo.
* mas pode ser outro LiveCD ou mesmo o gentoo-minimal-cd.
CurtirCurtir
Vê esses três links,achei bons para difundir pelo seu blog;Valeu pelos retornos.
make https://dev.gentoo.org/~zmedico/portage/doc/man/make.conf.5.html
portage https://dev.gentoo.org/~zmedico/portage/doc/man/make.conf.5.html
emerge https://dev.gentoo.org/~zmedico/portage/doc/man/emerge.1.html
CurtirCurtir