Recuperação de arquivos individuais com o Photorec


E continuando a minha saga que trata da perda e recuperação de arquivos, recorro novamente ao fantástico Photorec do pacote Testdisk para dessa vez recuperar apenas um determinado tipo de arquivo.

Para quem não tem conhecimento sobre o que me refiro sugiro uma lida em 2 artigos que fiz para o VOL e meu antigo Blog:

Recuperação de partições deletadas com o TestDisk

Recuperação de Dados com o PhotoRec

Voltando ao escopo da dica… para instalar basta seguir um dos how-tos indicados acima ou numa distro Debian-like digitar os comandos mágicos:
# apt-get update
# apt-get install testdisk -y
Cabe informar que realizei os passos abaixo com a minha partição $HOME montada e em uso, porém a pasta onde os arquivos recuperados foram salvos encontra-se em outra unidade de disco, então segui com:
# photorec /dev/sdb5
Com a partição selecionada, teclo ENTER em Proceed e na próxima em Continue.

Continuando… a seguir movo-me com a seta direcional até a opção File Opt onde teclo ENTER. Na próxima tela observem que todas as opções estão selecionadas, mas basta teclar a letra s que todas serão desmarcadas automaticamente e caberá a você apenas marcar o tipo de arquivo desejado. Feito isto tecle ENTER para retornar a tela anterior.

Nessa tela retorno com a seta direcional até a opção Search onde teclo ENTER. A seguir basta teclar ENTER na opção referente ao sistema de arquivos a ser varrido (aqui, no caso ext2/ext3/ext4 e etc). Na próxima tela optei por procurar apenas no espaço livre da partição (Free Space) onde basta teclar ENTER.

A seguir movo-me com a seta direcional até os .. e percorro toda a árvore de diretórios até a pasta /mnt/win_e/TESTDISK na qual após selecionada pastará teclar C para iniciar a varredura e aguardar um pouco de tempo até a recuperação dos arquivos os quais podem ser vistos na última imagem.

Alguns dos arquivos recuperados embora abram normalmente foram corrompidos (provavelmente devido a sobrescrita nos mesmos), daí tiveram seus tamanhos aumentados para 200MB cada um, o que é ridículo tratando-se de arquivos .flv de no máximo 4 minutos cada. De um total de 34 arquivos recuperados, 14 deles tiveram esse problema, por sorte eram vídeos antigos, ainda deu para salvar 2 clássicos do Neil Young rsrs.

Referências.

Recuperação de partições deletadas com o TestDisk

Recuperação de Dados com o PhotoRec

Anúncios
Recuperação de arquivos individuais com o Photorec

2 comentários sobre “Recuperação de arquivos individuais com o Photorec

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s