Resolvendo problema de mudez no Arch Linux


E mais uma novidade na esfera do Arch Linux (pra variar)… ao concluir a instalação da mídia 2013.03.01, reiniciado o sistema, adicionado o novo usuário e tal, mas o sistema continuava não emitia som algum!

Após inúmeras tentativas que em nada resultaram exceto muitos xingamentos, eis que a coisa era mais simples que eu pensava!
Acontece que tendo instalado os pacotes normais do Alsa (alsa-firmware, alsa-lib, alsa-oss e alsa-plugins) e no desespero mais alguns do Pulseaudio (pulseaudio, pulseaudio-alsa, paprefs e pavucontrol), eis que o problema trata-se de uma recente modificação na configuração do Alsa, agora os canais vem desabilitados por padrão, a solução que encontrei foi executar os seguintes comandos:
$ amixer sset Master unmute
$ amixer sset PCM unmute
E em seguida abri o alsamixer, configurar (ajustar o volume dos canais) e partir para o abraço!
$ alsamixer
$ sudo alsactl store
Se ocorrerem com algum de vocês, antes de executar os comandos acima, abram o alsamixer e observem se nas colunas dos canais encontram-se as letras MM (observem a segunda imagem), se positivo… significa que os mesmo estão mudos e somente os comandos acima resolverão o problema. Daí bastará abrir novamente o alsamixer novamente e ajustar os volumes dos canais.

alsa-desgraçado-01

alsa-desgraçado-02

alsa-desgraçado-03

Referência.
Anúncios
Resolvendo problema de mudez no Arch Linux

5 comentários sobre “Resolvendo problema de mudez no Arch Linux

  1. Lucas Meneses disse:

    Engraçado, no meu Gentoo o audio funciona normal, mas não tem todas as barras, não tem o famoso beep, só tem: master, S/PDIF, CAPTURE e ANALOG MIC BOOST. Não deu nenhum problema, até achei legal não ter aquele Beep chato, mas achei um pouco estranho. Talvez seja a versão do Alsa, pois eu estou usando o Gentoo estável.

    Curtir

    1. E me salva às vezes também, dia desses atualizei o meu Slack (que agora usa PulseAudio), mas também tem o ALSA instalado e nada de som quebrei a cabeça, removi, reinstalei e nada… até que recorri a esta dica e batata! rsrs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s