FTP. Filezilla, Compilado com Portage, em Sabayon Linux.


Autoria de Alberto Federman Neto, albfneto

Atualização em 25 de Janeiro de 2018.

1 . INTRODUÇÃO:

FTP. File Transfer Protocol. O Dinossauro conhece bem. “Protocolo para Transferir Arquivos“.

Um antigo desenvolvimento de um programador Hindú do MIT (Massachussetts Institute of Technology),  Abhay Bhurshan, de 1971. Sim, o FTP tem quase 50 anos!

Como um velho e bom Dinossauro, eu gosto de baixar pacotes por FTP.

Dentre todos os clientes FTP, o que eu mais gosto é o Filezilla. Eu uso até em Windows.  Acho  visualmente bonito, rápido e muito prático, de fácil utilização, intuitiva.

Ele foi desenvolvido pelo Americano Tim Kosse, em 2001, como um projeto de TCC. É um pacote de Software Livre e foi premiado em 2003, como o “projeto do mês” do Repositório de Software Livre clássico SourceForge.

Nesses 16 anos de História, tornou-se muito conhecido, sendo um dos principais clientes FTP (Junto do CuteFTP)  e é usado por muitos Linuxers e Profissionais de TI.

Nos tempos antigos da Internet, o protocolo FTP era mais utilizado (até integrado aos navegadores), mas atualmente, a maior parte do usuários comuns, prefere usar HTTP ou HTTPS, até para baixar pacotes.

Mas não eu. Eu ainda prefiro o FTP.  Contudo, o protocolo FTP, e suas novas versões e modificações mais seguras, continuam sendo muito usados pelos profissionais de TI.

2 . INSTALAÇÃO:

No Sabayon Linux, a última versão dos repositórios é a 3.25.2. Para instalar o binário, comando:

# equo up
# equo i -av filezilla 
 

No Sabayon: Net-FTP. Filezilla-3.25.2.

Porém, há versões mais novas no Gentoo:

FTP Filezilla no Gentoo.

Que podem ser instaladas  com Portage.

Para fazê-lo, siga as instruções dadas no Meu Artigo, sobre o Método Geral para usar Entropy, junto com Portage:

Usando Portage em Sabayon Linux. Método Geral, Passo a Passo.

Advirto que isso é necessário, ou o instalador Entropy pode passar a sugerir Downgrade dos pacotes, ao invés de Upgrade.

o make.conf que usei foi otimizado para o Phenon, 8 núcleos. Foi submetido ao Viva o Linux, Está em moderação.

Após seguir o exposto em meu Artigo, basta atualizar o Portage, desmascarar o pacote e instalar o Filezilla, compilando diretamente em Português do Brasil.

Parece complicado, mas não é. Consulte este Meu Artigo, lembrando que no Portage novo do Sabayon, o caminho foi modificado para  /opt/sabayon-build/conf/intel/portage/ (e não /etc/portage/ , como no Gentoo clássico)

Tudo isso, atualizar, desmascarar, compilar, instalar etc…, pode ser feito diretamente, apenas com os comandos:

 
# echo 'net-ftp/filezilla' >> /opt/sabayon-build/conf/intel/portage/package.unmask 
# emerge --sync
# emerge -av --oneshot portage (só necessário se não tiver o Portage mais novo)
# layman -S
# LINGUAS="pt_BR" emerge -av filezilla libfilezilla

Demora um pouquinho para compilar. “tenha Paciência” Rsrrsrsrsrsr!  Vá tomar…. um Café! Rsrsrsrsrrs!”. Dependências serão baixadas e instaladas automaticamente.

Vai Micrão! Tá trabalhando bastante! Por volta de meia hora ou 40 minutos…

Eis o  Filezilla…. Divirta-se!.

Cliente FTP Filezilla, versão 3.30, de 2018.
FTP. Filezilla, Compilado com Portage, em Sabayon Linux.

Um comentário sobre “FTP. Filezilla, Compilado com Portage, em Sabayon Linux.

  1. luiztux disse:

    Wow Alberto. 8 núcleos e está tomando todo este tempo? 40 minutos é pro meu note, dual-core..rsrsrsr. Mas se você está usando o ccache a primeira compilação é a mais demorada mesmo…

    Você faz uso de tmpfs? Poderia colocar em FEATURES o “parallel-install” e no EMERGE_DEFAULT_OPTS setar um –jobs e –load-average.

    Estou pra mandar um artigo aqui sobre isto e vários testes que tenho feito. =]

    Curtir

Deixe um comentário