dobradinha: photorec + fdupes


Já conhecendo a minha fama de salvador da pátria (ao menos no âmbito familiar! rs) lá vou eu salvar uma titia da perda de suas fotos, para tal utilizarei as ferramentas testdisk e fdupes, acredito eu (disponíveis em muitas distros).

As ferramentas citadas na introdução já tiveram seu uso explicado por mim em antigos artigos do VOL, o TestDisk por exemplo:

Recuperação de Dados com o PhotoRec

Recuperação de partições deletadas com o TestDisk

Já o Fdupes neste:

Arquivos duplicados? fdupes neles!

Esta dica abordará o uso da dica ao final da execução dos passos desta outra dica sobre o PhotoRec:

Recuperação de arquivos individuais com o Photorec

Instalação.

No Debian e derivados.

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install testdisk fdupes -y

Iniciando o photorec.

$ sudo photorec /dev/dispositivo

Executando o fdupes.

Ao término da recuperação dos arquivos, execute o comando abaixo para remover os arquivos duplicados.

$ sudo fdupes -frnA -Nd caminho-da-pasta/

Divirtam-se!

dobradinha: photorec + fdupes

2 comentários sobre “dobradinha: photorec + fdupes

  1. Angela Macedo disse:

    Maravilhoso Artigo estava procurando uma forma de recuperar meu hd e me deparei com seu blog parabens. Posso apenas fazer uma pergunta? rs o Photorec seria para arquivos de fotos e o testdisk para dados em geral? Sao ambos do mesmo pacote mas gostaria de tirar essa duvida. Perdoe me se foi banal 😀

    Curtir

    1. edps disse:

      Obrigado,

      sobre a dúvida ela não é banal, existe certa dúvida porque geralmente quem mais trabalha é o Photorec! rs, o Photorec tanto serve para salvar dados como fotos, como vídeos, músicas e arquivos em geral, enquanto o TestDisk é de uso mais avançado, veja que quando trato de arquivos refiro-me ao Photorec enquanto que quando trata-se de partições, cito o TestDisk. E os dois fazem parte do mesmo pacote (testdisk), seja para Linux, Mac ou M$ Windows.

      Observe que em meus 2 últimos artigos usei o modo individual para recuparação de dados com o Photorec, isto é, especificando o tipo de arquivos que queria recuperar (mas o padrão é todos), porém demora mais e recupera muita coisa inútil, o bom mesmo é especificar pelo menos os formatos mais comuns de arquivos.

      Veja todos os meus antigos artigos (citados nos links) e comprove o que estou dizendo.

      intÉ!

      Curtir

Deixe um comentário