KDE Plasma 5.20.2 no Slackware Current (obsoleto).


Demonstrarei como instalar o novíssimo KDE Plasma 5.20.2 no Slackware Current.

NOTA: Este artigo tornou-se obsoleto a partir do momento em que essa versão do KDE foi integrada á arvore oficial do Slackware Current.

Demorou muito, mas enfim o KDE Plasma foi incluso no Slackware Current (apenas no diretório testing) e fará parte do próximo Slack 15.0.

Instalação.

Então, caso queira testar esses pacotes em seu Slack Current, abaixo demonstrarei 2 métodos que podem ser utilizados a tal propósito, vamos a eles…

$ cd
$ lftp -c "open https://mirrors.slackware.com/slackware/slackware-current/testing/packages/; mirror vtown"

ou

$ cd
$ mkdir KDE5
$ rsync -avzH --update --delete-after --delete-excluded rsync://ftp.slackware.com/slackware/slackware64-current/testing/packages/vtown/ KDE5

Tendo baixado os arquivos, observe que via LFTP o diretório criado é o vtown, tal como disponibilizado pelo Slackware, enquanto que via RSYNC é um diretório KDE5 que criei apenas para exemplificar, poderia ser o vtown também 😉

Já com os novos pacotes baixados, trate de atualizar o sistema, instalar os novos pacotes (se disponíveis) e remover os obsoletos (caso hajam):

# su
# <senha-de-root>
# slackpkg update
# slackpkg upgrade-all
# slackpkg install-new
# slackpkg clean-system

Eu recomendo que reinicialize o PC antes de instalar os novos pacotes, a menos que nada tenha sido instalado (coisa difícil de ocorrer na -current), sendo assim, proceda com os comandos abaixo para remover quaisquer resquícios do KDE4:

# slackpkg remove kde

Já para instalar os novos pacotes, também demonstrarei 2 métodos, seja usando a pasta vtown ou a KDE5:

# installpkg --install-new --reinstall vtown/deps/*.txz vtown/kde/*.txz
ou...
# installpkg --install-new --reinstall KDE5/deps/*.txz KDE5/kde/*.txz

Pacotes instalados, agora configuremos para que os mesmos não sofram downgrade ou sejam removidos durante um clean-system… no arquivo /etc/slackpkg/blacklist acrescente isso: [0-9]vtown[0-9]:

Isso é temporário e necessário até que os pacotes sejam adicionados à árvore oficial. Quando isso ocorrer não esqueçam de removê-los deste arquivo, pois do contrário os mesmos não serão atualizados!

Configuração.

Após a instalação de todos os pacotes e não menos importante, reconfigure a sua sessão de desktop padrão com:

$ xwmconfig
seleção de desktop

Com relação ao gerenciador de login (comumente conhecido como Display Manager), edite o arquivo /etc/rc.d/rc.4 habilitando (descomentando) apenas o SSDM, abaixo seguem as linhas…

# Look for SDDM as well:
if [ -x /usr/bin/sddm ]; then
  exec /usr/bin/sddm
fi

Daí, reinicie o PC se desejar ouuuu veja o campo abaixo.

EXTRA.

Caso queira usar login automágico, em vez de habilitar o SSDM como demonstrado acima, adicione uma linha no topo do arquivo /etc/rc.d/rc.4, como demonstrado abaixo:

if [[ -z $DISPLAY ]] && [[ $(tty) = /dev/tty1 ]]; then exec startx; fi

E também em seu ~/.bash_profile (se usa BASH) ou ~/.zprofile (se usa ZSH), a mesma coisa, ou seja:

if [[ -z $DISPLAY ]] && [[ $(tty) = /dev/tty1 ]]; then exec startx; fi

Pra finalizar, edite o arquivo /etc/inittab deixando-o parecido com este:

# These are the standard console login getties in multiuser mode:
c1:12345:respawn:/sbin/agetty -a edps --noclear 38400 tty1 linux
c2:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty2 linux
#c3:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty3 linux
#c4:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty4 linux
#c5:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty5 linux
#c6:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty6 linux
  • Note, que apenas modifiquei a linha c1, e deixei desabilitadas as as ttys de 3 a 6 .

GRUB.

Caso usem o GRUB como bootloader e se quiser utilizar o tema Breeze, adicione a linha abaixo em /etc/default/grub:

GRUB_THEME="/boot/grub/themes/breeze/theme.txt"

E execute:

# grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Eis a tela de boot:

Considerações finais.

Ficou breve, assim como esperamos que todos os novos pacotes sejam inclusos na árvore oficial, inclusive o XFCE 4.14 (mas se tratando de Slackware pode demorar anos) kkk.

O que pode ser observado é que graças aos trabalho de Eric Hameleers (AlienBob) se obtém a versão mais recente do KDE Plasma, mas por outro lado, alguns pacotes deixaram de ser adicionados por problemas de dependências: kaudiocreator, ktuberling, klettres, user-manager, kdelibs (KDE4 library), kwebkitpart, kpat e digikam, etc.

Como resultado final, percebi um bom trabalho nesta versão do KDE como já havia percebido em outras distribuições como o Void Linux e o Gentoo. Apresenta um consumo de RAM bem (400MB) na primeira abertura do ambiente desktop e que pode ser visto na screenshot abaixo:

Não é o ambiente de minha escolha, mas se não houvessem opções poderia usá-lo no dia a dia, fiquem a vontade para testá-lo.

Agora é torcer para que junto ao KDE Plasma e XFCE 4.14 seja incluído o MATE Desktop, esse a meu ver bem mais interessante que os anteriormente citados (mas isso é opinião de fanboy do Gnome2) rsrs

Até não sei quando! 😉

KDE Plasma 5.20.2 no Slackware Current (obsoleto).

2 comentários sobre “KDE Plasma 5.20.2 no Slackware Current (obsoleto).

  1. Bom trabalho!

    A demora em incluir o KDE 5 é devido ao imenso trabalho que dá em compilar e empacotar o ambiente no Slackware (AlienBOB já disse isso uma vez).

    Desse modo, realmente seria interessante o Slackware apostar cada vez em ambientes mais simplistas e com menos dependências, como o MATE, e talvez o Cinnamon, deixando de lado ambientes mais pesados.

    Slackware já removeu o GNOME no passado pelo mesmo motivo, particularmente não vejo problema em fazer o mesmo com o KDE no futuro, se isso impactar positivamente na entrega final de uma nova versão do Slackware em prazos menores. E claro, sempre haverá meios de instalar o KDE e GNOME no Slackware, se assim desejar.

    Ao meu ver, Xfce, MATE, Cinnamon, e outros WMs combinam mais com o princípio do beijo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário