Suite de Escritório FreeOffice, no Sabayon Linux ou no Gentoo.


Autoria de Alberto Federman Neto, albfneto

Atualizado em 14 de Agosto de 2019, contendo instalação facilitada, veja  Item D.

A. INTRODUÇÃO:

O FreeOffice é uma Suite de Escritório (Editor, Planilha e Apresentação de Slides), Gratuita. É de origem Alemã, da Empresa SoftMaker.

Embora se chame “Free” pode não ser software totalmente Livre, pois não consegui encontrar o código fonte.

Uma alternativa ao OpenOffice, WPSOffice, OnlyOfficeCalligra, Abiword  etc… e ao muito conhecido e agora muito usado (na maioria das Distros) LibreOffice.

O LibreOffice (Links 2, 3,) surgiu do antigo OpenOffice e  agora engloba o extinto BROffice.

O FreeOffice é fácil de usar, se assemelha (apenas graficamente, pois é outro código) ao proprietário MSOffice e é bem compatível com os documentos deste último.

Por isso, resolvi testar, no Linux que mais utilizo, o Italiano Sabayon. Principalmente após  a sugestão e recomendação do nosso colega do VOL, Viva o Linux, Edivanaldo Dantas da Costa.

Eu já havia testado outros editores para escritório, como o WPS. Mas gostei mais deste, o FreeOffice.

B. INSTALAÇÃO, EM GERAL:

Para várias distribuições, como o Debian, ROSA, Ubuntu, o Mint, OpenSUSE, Fedora etc…, o FreeOffice exista na forma de pacotes DEB ou RPM. Esse pacotes são de uso geral, e podem ser instalados também em outras distros, como o Deepin, OpenMandriva ou Mageia.

O seguinte tutorial descreve como se faz para instalar esses pacotes do FreeOffice,  DEB ou RPM. Também consulte outros tutoriais: 1, 2, 3, e diversos vídeos que o descrevem, e à sua instalação.

Alternativamente você pode baixar , expandir e instalar (depois executar direto) o pacote precompilado, em formato .tgz.

Eu gosto de baixar usando cURL, axel (links 2, 3) ou aria2, mas o  mais clássico é usar wget.

Se preferir, baixe mesmo com o navegador de internet.  Inclusive, nos principais Linux, a interface gráfica ou o gerenciador de arquivos também pode expandir para você, ou use, invés de comandos, pacotes como o Ark, o File Roller, o Emgrampa 

Se você baixar para uma pasta sua, no diretório /home, nem precisará de Root. Você pode baixar ,expandir e instalar usando estes comandos:

 

$ mkdir freeoffice 
$ cd freeoffice
$ wget https://www.softmaker.net/down/softmaker-freeoffice-966-amd64.tgz
$ tar -xvzf softmaker-freeoffice-2018-966-amd64.tgz
OU
$ gunzip -c softmaker-freeoffice-2018-966-amd64.tgz | tar -xvf -
$ ./installfreeoffice

C. INSTALAÇÃO, EM SABAYON LINUX OU GENTOO:

A Distribuição Linux que eu mais uso, de todo dia, é o Sabayon.

Não existe pacote do FreeOffice especificamente compilado para ele, nos repositórios. Por isso, não é possível instalar com o Entropy (Gerenciador de Pacotes principal do Sabayon).

Tampouco existe para o Gentoo regular, normal. Mas a versão mais recente, 966, existe no Overlay Jorgicio.

Como eu fiz, você pode instalar, usando Portage, como o faria no Gentoo.

Primeiro, no seu Sabayon, edite o arquivo /etc/entropy/client.conf , e procure a linha “ignore pseudo downgrades” e nela, troque disable por enable. Se você estiver usando Gentoo, esse passo não é necessário.

Agora, sincronize o Portage, adicione o Overlay Jorgicio, atualize, e depois instale o pacote, já tendo em mente o suporte a Português do Brasil. Tudo isso pode ser feito com os seguintes comandos, em sequencia:

# layman -a jorgicio
# eix-sync
OU, invés de eix-sync,
# emerge --sync
# layman -S
# eix-update
# LINGUAS="pt_BR" L10N="pt-BR" emerge -av freeoffice
# layman -d jorgicio

D. FREEOFFICE, INSTALAÇÃO FACILITADA EM SABAYON:

Atendendo ao meu pedido de pacote, (Sabayon Bugzilla, Bug 5824) , um dos desenvolvedores do Sabayon, Ben Roberts, adicionou o pacote do FreeOffice aos repositórios da Comunidade. Especificamente, ao Repositório da Comunidade “Community

Ficou mais fácil instalar, e ele está precompilado. Para fazê⁻lo, instale o pacote enman , atualize todos os repositórios Sabayon e a seguir, instale o pacote FreeOffice. Tudo pode ser feito com estes comandos em sequencia:

# equo i -av enman (instala enman)
$ enman list -A (lista todos os reposítórios da comunidade)
# enman add community (adiciona o repositório necessário)
# equo i -av freeoffice (instala o FreeOffice)
# enman remove community (remova o repo, caso não queira mudar versões de outros pacotes)

Os Repositórios da Comunidade Sabayon são como os Overlays  Gentoo e os PPA do Ubuntu. Pode ser boa prática remove-los, após instalar o pacote desejado, caso não queira modificar outros pacotes de atualização geral.

E. CONFIGURANDO FREEOFFICE:

Quando você abrir o FreeOffice, pelo menu ou com o comando ($ freeoffice-textmaker), ele provavelmente estará em Inglês.

FreeOffice, Aberto em Inglês, Logo Após a Instalação.

Para configurar para Português do Brasil, vá  no Menu superior, em  “Tools”, “Options”,              ” Language” e troque para Português do Brasil.

Aproveite, clique em “Hunspell Diccionaries”, “Add Hunspell” e adicione o dicionário Hunspell de Português do Brasil, que vc pode baixar daqui.

Configurando Linguagem do Documento e Dicionário do Corretor Ortográfico, em FreeOffice.

Vá novamente em “Tools”, “Options”,  vá em “Appearance” e troque o idioma da interface, do diálogo, para Português do Brasil. Aproveite, clique em “Interface” e troque entre a interface de usuário própria do usuário e uma semelhante à do Office da Microsoft.

Configurando a Interface e a Linguagem da Tela para Português do Brasil. FreeOffice, Configuração Básica, Tela 2.

Feche o programa e o abra novamente. Eis ele aqui, em Tela parecida com a do muito conhecido MSOffice.

FreeOffice Aberto, Configurado Para Parecer com o MSOffice.

F. USANDO FREEOFFICE e CONCLUSÃO:

A empresa solicita um pequeno cadastro ao baixar o pacote. Esse cadastro pode ser feito de duas maneiras: Ou você preenche o formulário, nesta página,  antes de baixar,  ou vc instala o programa, e após o primeiro uso, vai ser solicitada uma chave de registro gratuita, que lhe será enviada por email.

É um editor muito fácil e intuitivo. Use-o para pegar prática. é bem parecido com o MSOffice,  ao menos nessa configuração. Se quiser, aqui você encontra o manual impresso do programa.

A Suite de Escritório FreeOffice tem, além desse editor de texto, uma planilha e um software para fazer apresentações de slides.

Planilha e Apresentação d e Slides, Incorporada na Suite para Escritório FreeOffice.

Desse modo, substitui o MSOffice, com total compatibilidade. Experimente, porque é muito bom!

Se quiser, FreeOffice tem versão para Windows também! Além de uma versão mais completa, paga.

Suite de Escritório FreeOffice, no Sabayon Linux ou no Gentoo.

2 comentários sobre “Suite de Escritório FreeOffice, no Sabayon Linux ou no Gentoo.

  1. M. J. disse:

    Com esse passo-a-passo consegui instalar, aqui esta como receita de bolo, que é apenas seguir os passos e instalar. Achei esta distro estável e rápida. E quando trava (que é raramente) não é de vez,e se consegui sair do travamento. E acho uma das melhores distros que eu já vi, so acho difícil, e parece que não tem tantos programas, e que é compensado pela estabilidade e rapidez

    Curtir

Deixe um comentário